A zínia comum é uma planta anual que apresenta uma variedade de cultivares, indo de pequenas plantas com 15 cm de altura a plantas com quase 1 m. As inflorescências podem ser de uma ampla gama de cores e variam bastante na forma e no tamanho, indo de cerca de 2 cm a 15 cm de diâmetro.
As zínias apresentam um belo visual se plantadas em grupos nos jardins, ou junto a muros e cercas, em vasos e jardineiras, e podem ser cultivadas até mesmo em jardins de rochas.
Nome científico:
Zinnia elegans.
Origem:
México.
Clima
É uma planta de clima quente e seco, e não suporta baixas temperaturas e geadas. Muita umidade favorece o surgimento de doenças.
Iluminação:
Necessita de luz solar direta.
Irrigação:
O ideal é manter o solo levemente úmido durante o crescimento inicial, podendo permitir que o solo seque superficialmente entre as regas quando as plantas se encontram bem desenvolvidas. A zínia é uma planta relativamente resistente a seca. Por outro lado, não cresce bem em solos excessivamente úmidos.
Solo:
É bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado e leve. O ideal é que seja fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7,5.
Época de floração:
Em regiões de clima frio, floresce no verão e no começo do outono. Em regiões de clima quente, com condições adequadas, pode florescer durante todo o ano. Normalmente começa a florescer aproximadamente de 45 a 70 dias após a germinação.
Ciclo de cultivo
São plantas de ciclo anual.
Propagação:
A propagação é feita por sementes, que são preferencialmente semeadas no local definitivo, pois as mudas geralmente não suportam bem o transplante. Semeie a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo. A germinação das sementes normalmente ocorre em menos de uma ou duas semanas.
Espaçamento recomendado entre plantas
10 a 60 centímetros, dependendo da altura da variedade cultivada.