Zínia

Zínia
Zínia - imagem original: Mark Levisay - Licença Creative Commons

A zínia comum é uma planta anual que apresenta uma variedade de cultivares, indo de pequenas plantas com 15 cm de altura a plantas com quase 1 m. As inflorescências podem ser de uma ampla gama de cores e variam bastante na forma e no tamanho, indo de cerca de 2 cm a 15 cm de diâmetro.

As zínias apresentam um belo visual se plantadas em grupos nos jardins, ou junto a muros e cercas, em vasos e jardineiras, e podem ser cultivadas até mesmo em jardins de rochas.

Zínia com inflorescências amarelas
A zínia é uma planta fácil de cultivar - imagem original: Serres Fortier - Licença Creative Commons

Nome científico:

Zinnia elegans.

Origem:

México.

Zínia com inflorescências cor-de-rosa
Os capítulos florais da zínia têm lígulas ("pétalas") que podem ser de uma grande variedade de cores - imagem original: Audrey - Licença Creative Commons

Clima

É uma planta de clima quente e seco, e não suporta baixas temperaturas e geadas. Muita umidade favorece o surgimento de doenças.

Iluminação:

Necessita de luz solar direta.

Zínia com inflorescência vermelha
A zínia também é cultivada comercialmente para a venda como flor de corte - imagem original: Chris Middings - Licença Creative Commons

Irrigação:

O ideal é manter o solo levemente úmido durante o crescimento inicial, podendo permitir que o solo seque superficialmente entre as regas quando as plantas se encontram bem desenvolvidas. A zínia é uma planta relativamente resistente a seca. Por outro lado, não cresce bem em solos excessivamente úmidos.

Solo:

É bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado e leve. O ideal é que seja fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7,5.

Zínia com inflorescência bicolorida
Além de cores uniformes, os capítulos florais da zínia podem apresentar diversos padrões de cores - imagem original: Carmen Castells Schofield - Licença Creative Commons

Época de floração:

Em regiões de clima frio, floresce no verão e no começo do outono. Em regiões de clima quente, com condições adequadas, pode florescer durante todo o ano. Normalmente começa a florescer aproximadamente de 45 a 70 dias após a germinação.

Ciclo de cultivo

São plantas de ciclo anual.

Zínias
As flores da zínia podem ser simples, semidobradas ou dobradas, chegando a ser parecidas com as dálias pompom - imagem original: Goku122 - Licença Creative Commons

Propagação:

A propagação é feita por sementes, que são preferencialmente semeadas no local definitivo, pois as mudas geralmente não suportam bem o transplante. Semeie a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo. A germinação das sementes normalmente ocorre em menos de uma ou duas semanas.

Espaçamento recomendado entre plantas

10 a 60 centímetros, dependendo da altura da variedade cultivada.