Gazânia

Gazânia
Gazânia - imagem original: Audrey - Licença Creative Commons

A gazânia é uma planta cuja altura geralmente fica em torno de 10 a 30 cm, embora possa chegar a 50 cm de altura caso chegue ao seu segundo ano de vida. Seus capítulos florais podem ter uma variedade de cores, quase sempre vibrantes, e têm aproximadamente de 5 a 8 cm de diâmetro. Uma peculiaridade desta flor é que seus capítulos florais se fecham durante a noite e em dias nublados e escuros.

As gazânias suportam solos pobres, muito arenosos e até mesmo solos salinos. Apresentam um belo visual se plantadas formando tapetes no jardim ou em uma composição com outras plantas que não a sombreiem. Também pode ser cultivada facilmente em jardins de rochas e em vasos ou jardineiras.

Gazânia
Algumas das cultivares de gazânia têm lígulas (as "pétalas") com listras de outra cor - imagem original: Eamon Curry - Licença Creative Commons

Nome científico:

Gazania rigens, também denominada Gazania splendens.

Origem:

Sul da África.

Gazânia
As inflorescências da gazânia podem ser de diversas cores, incluindo tons de amarelo, laranja, vermelho e rosa - imagem original: Ben Crowe - Licença Creative Commons

Clima

É uma planta de clima quente, crescendo bem em temperaturas acima de 18°C. Não suporta baixas temperaturas e geadas, e muita umidade favorece o surgimento de doenças.

Iluminação:

Necessita de luz solar direta.

Gazânia
Os capítulos florais da gazânia apresentam um anel escuro na base das lígulas - imagem original: Leonora Enking - Licença Creative Commons

Irrigação:

O ideal é manter o solo levemente úmido durante o crescimento inicial, podendo permitir que o solo seque superficialmente entre as regas quando as plantas se encontram bem desenvolvidas. A gazânia é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca. Por outro lado, não tolera solos excessivamente úmidos.

Solo:

É bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado e leve. Suporta solos pobres, solos salinos ou solos muito arenosos. O ideal é que o solo seja arenoso, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 6,2.

Gazânia
As gazânias são plantas fáceis de cuidar, sendo resistentes ao calor e a curtos períodos de seca - imagem original: Michael Coghlan - Licença Creative Commons

Época de floração:

Em regiões de clima frio, floresce do final da primavera ou verão até o começo do outono. Em regiões de clima quente, com condições adequadas, pode florescer durante todo o ano. Normalmente começa a florescer aproximadamente em 60 a 90 dias depois do plantio se as condições climáticas forem adequadas.

Ciclo de cultivo

São plantas perenes em regiões de clima subtropical ou tropical. Em regiões com inverno rigoroso é cultivada geralmente como anual.

Gazânia amarelo claro
Os capítulos florais da gazânia se abrem apenas em dias ensolarados, ficando fechados durante a noite e em dias nublados - imagem original: Leonora Enking - Licença Creative Commons

Propagação:

A propagação é feita por sementes ou por estaquia.

As sementes podem ser semeadas no local definitivo se as condições climáticas forem adequadas. Também podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes, sendo as mudas transplantadas quando têm cinco ou seis semanas de vida. Semeie a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo. A germinação das sementes normalmente ocorre aproximadamente em uma semana.

Cortes de ramos basais podem usados no plantio. Plante os ramos em vasos com solo úmido e mantenha os vasos em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, até o enraizamento dos ramos.

Gazânias de cor rosa
A gazânia pode ser propagada por sementes ou por estaquia - imagem original: CHRIS230*** - Licença Creative Commons

Espaçamento recomendado entre plantas

15 a 50 cm, dependendo da altura da variedade cultivada e se as plantas serão cultivadas apenas por algumas estações do ano ou por vários anos.