Balsamina

Balsamina, beijo-de-frade ou não-me-toques
Balsamina - imagem original: Rameshng - Licença Creative Commons

A balsamina é uma planta asiática conhecida por vários nomes populares, incluindo beijo-de-frade, não-me-toques, ciúmes, papagaios e maria-sem-vergonha (alguns destes nomes também são usados para outras espécies). Esta planta é uma erva anual que atinge de 20 a 75 cm de altura, possuindo flores de 2 a 5 cm de diâmetro que podem ser de cor rosa, violeta, roxa, vermelha, laranja ou branca. O fruto que contém as sementes é uma cápsula que, quando madura, estoura lançando as sementes longe da planta. O nome popular não-me-toques deriva desta característica, pois os frutos maduros estouram quando tocados. Podem ser cultivadas formando grupos no jardim ou podem ser cultivadas em vasos grandes e jardineiras. Como se propaga facilmente, pode se tornar invasiva.

Balsamina ou beijo-de-frade
Uma opção visualmente interessante é formar grupos de balsaminas no jardim - imagem original: chipmunk_1 - Licença Creative Commons

Nome científico:

Impatiens balsamina.

Origem:

Sul e sudeste da Ásia.

Clima

Prefere temperaturas amenas ou moderadamente elevadas, sem extremos de temperatura. Não suporta baixas temperaturas e geadas.

Balsamina com flores dobradas
Balsamina com flores dobradas - imagem original: Spidysg - Licença Creative Commons

Iluminação:

Luz solar direta ou sombra parcial.

Irrigação:

O solo deve permanecer sempre úmido, mas não encharcado. Esta planta é sensível a falta de água, principalmente em temperatura elevada e sol direto.

Solo:

Fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado, mas que retêm a umidade, não secando rapidamente. Pode ser cultivada em solos argilosos pesados. A faixa de pH ideal do solo está entre 6 e 7.

Detalhe da flor da balsamina ou beijo-de-frade
A balsamina cresce e floresce relativamente rápido - imagem original: chipmunk_1 - Licença Creative Commons

Época de floração:

Depende da época de plantio e do clima da região. Geralmente começa a florescer cerca de 70 dias após a germinação.

Ciclo de cultivo

Plantas anuais.

Propagação:

Por sementes, que podem ser semeadas no solo em uma profundidade de 0,5 cm a 1 cm. Semeie no local definitivo. A germinação leva de uma a três semanas.

Frutos da balsamina ou beijo-de-frade
Os frutos da balsamina, quando maduros, se abrem e lançam as sementes para longe da planta - imagem original: WingkLEE - Licença Creative Commons

Espaçamento entre plantas

20 a 40 cm.