A ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa é uma planta trepadeira semelhante a ervilha comum, que pode atingir até 2,5 m de altura, havendo também alguns cultivares de porte baixo que atingem apenas 40 ou 50 cm de altura. Suas flores têm uma fragrância agradável e podem ser de várias cores, do branco ao vermelho e vários tons de rosa e roxo. Alguns cultivares têm flores bicolores.
Apesar do nome e da semelhança das plantas da ervilha-de-cheiro e da ervilha comum, as sementes têm substâncias tóxicas e não devem ser consumidas, pelo menos não com frequência ou em grande quantidade.
Os menores cultivares podem ser plantados em vasos e jardineiras, desde que os vasos tenham pelo menos 20 cm de diâmetro e profundidade. Os cultivares maiores devem ficar no jardim junto a treliças ou outros suportes, onde suas gavinhas possam se prender para que a planta cresça verticalmente.
Nome científico:
Lathyrus odoratus.
Origem:
Sicília, Itália .
Clima
São fáceis de cultivar em clima ameno ou frio, com temperaturas médias de até 20°C. Não cresce bem em clima quente, assim é cultivada geralmente no outono, inverno e início da primavera, podendo variar com a região onde é cultivada.
Iluminação:
Luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.
Irrigação:
O solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado.
Solo:
O ideal é um solo bem drenado, profundo, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 7,5.
Época de floração:
Depende da época de plantio e da região. A floração é estimulada pelo aumento da duração do dia na primavera, mas plantas que são semeadas no início do outono, em regiões onde o inverno é ameno, podem começar a florescer durante o inverno. Em regiões onde o verão é ameno e as sementes são semeadas no fim do inverno ou início da primavera, a floração pode ocorrer no fim da primavera e no verão.
Ciclo de cultivo
Plantas anuais.
Propagação:
Por sementes: as sementes da ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando atingem pelo menos 4 cm de altura. As sementes devem ser semeadas a cerca de 1 cm de profundidade. Deixar as sementes na água por um dia pode apressar a germinação, que leva então uma ou duas semanas.
Espaçamento recomendado entre plantas
20 cm a 30 cm.