Ervilha-de-cheiro

Ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa
Ervilha-de-cheiro - imagem original: Tejvan Pettinger - Licença Creative Commons

A ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa é uma planta trepadeira semelhante a ervilha comum, que pode atingir até 2,5 m de altura, havendo também alguns cultivares de porte baixo que atingem apenas 40 ou 50 cm de altura. Suas flores têm uma fragrância agradável e podem ser de várias cores, do branco ao vermelho e vários tons de rosa e roxo. Alguns cultivares têm flores bicolores.

Apesar do nome e da semelhança das plantas da ervilha-de-cheiro e da ervilha comum, as sementes têm substâncias tóxicas e não devem ser consumidas, pelo menos não com frequência ou em grande quantidade.

Os menores cultivares podem ser plantados em vasos e jardineiras, desde que os vasos tenham pelo menos 20 cm de diâmetro e profundidade. Os cultivares maiores devem ficar no jardim junto a treliças ou outros suportes, onde suas gavinhas possam se prender para que a planta cresça verticalmente.

Flores de ervilhas-de-cheiro ou ervilhas-cheirosas
As flores da ervilha-de-cheiro são perfumadas - imagem original: Maja Dumat - Licença Creative Commons

Nome científico:

Lathyrus odoratus.

Origem:

Sicília, Itália .

Flores cor-de-rosa de ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa
As ervilhas-de-cheiro preferem clima ameno - imagem original: rodtuk - Licença Creative Commons

Clima

São fáceis de cultivar em clima ameno ou frio, com temperaturas médias de até 20°C. Não cresce bem em clima quente, assim é cultivada geralmente no outono, inverno e início da primavera, podendo variar com a região onde é cultivada.

Iluminação:

Luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Flores de ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa
As ervilhas-de-cheiro precisam de luz solar direta - imagem original: twiga05 - Licença Creative Commons

Irrigação:

O solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado.

Solo:

O ideal é um solo bem drenado, profundo, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 7,5.

Flores avermelhadas de ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa
As flores da ervilha-de-cheiro podem ser brancas ou de vários tons de vermelho, rosa e roxo - imagem original: Andy Hay - Licença Creative Commons

Época de floração:

Depende da época de plantio e da região. A floração é estimulada pelo aumento da duração do dia na primavera, mas plantas que são semeadas no início do outono, em regiões onde o inverno é ameno, podem começar a florescer durante o inverno. Em regiões onde o verão é ameno e as sementes são semeadas no fim do inverno ou início da primavera, a floração pode ocorrer no fim da primavera e no verão.

Ciclo de cultivo

Plantas anuais.

Jardim com ervilhas-de-cheiro ou ervilhas-cheirosas
A ervilha-de-cheiro precisa de suportes para crescer verticalmente - imagem original: Aly1963 - Licença Creative Commons

Propagação:

Por sementes: as sementes da ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando atingem pelo menos 4 cm de altura. As sementes devem ser semeadas a cerca de 1 cm de profundidade. Deixar as sementes na água por um dia pode apressar a germinação, que leva então uma ou duas semanas.

Flores vermelhas e rosas de ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa
O corte das flores da ervilha-de-cheiro estimula o surgimento de mais flores - imagem original: Smabs Sputzer - Licença Creative Commons

Espaçamento recomendado entre plantas

20 cm a 30 cm.