O girassol é uma planta anual que atinge de 40 cm a quase 8 m de altura, dependendo do cultivar. Seus grandes capítulos florais são bastante apreciados em jardins e há um grande número de cultivares ornamentais, além de haver muitos cultivares agrícolas.
Os capítulos florais são compostos de um grande número de flores muito pequenas. As mais externas são assimétricas e suas lígulas são as “pétalas da flor do girassol”. Estas são geralmente amarelas, mas também podem ser de vários tons de vermelho e laranja. As pequenas flores que compõem o capítulo floral podem ser mais claras ou mais escuras, e em alguns cultivares ornamentais também têm lígulas, o que deixa os capítulos florais com uma aparência felpuda (são os girassóis com "flores dobradas").
Os cultivares anões são convenientes para vasos e jardineiras grandes, mas a maioria dos cultivares é muito grande para serem cultivados em vasos, e são normalmente cultivados apenas em jardins ou em plantações cuja finalidade é vender os capítulos florais para ornamentação. Quanto ao cultivo agrícola de girassol, veja o site hortas.info
Nome científico:
Helianthus annus.
Origem:
América do Norte.
Clima
Adapta-se bem a quase todo tipo de clima, mas a temperatura não deve cair abaixo dos 5°C durante o período de cultivo.
Iluminação:
Sol direto.
Irrigação:
O solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado.
Solo:
O ideal é um solo fértil, profundo, rico em matéria orgânica e bem drenado. Esta planta tolera uma ampla faixa de pH do solo, mas o ideal é um pH entre 6 e 7,5.
Época de floração:
Geralmente começa a florescer cerca de 2 meses após a germinação.
Ciclo de cultivo
Planta anual.
Propagação:
Por sementes, que devem ficar a uma profundidade de aproximadamente 2 cm no solo, e devem ser semeadas no local definitivo, uma vez que as mudas não suportam bem o transplante. A germinação das sementes de girassol é rápida e normalmente leva de alguns dias a duas semanas.
Espaçamento recomendado entre plantas
Depende do tamanho do cultivar. Para cultivares de porte anão, 20 a 30 cm entre as plantas são suficientes. Para cultivares de maior porte, o espaçamento pode variar de 40 cm a 1 m ou até mais. O espaçamento influi no tamanho da inflorescência. Dentro de certos limites para cada cultivar, quanto maior o espaçamento, maiores serão as flores.