A papoula-da-califórnia é uma planta que pode atingir até 50 cm de altura, embora normalmente atinja apenas cerca de 30 cm de altura. Suas folhas são finamente divididas e suas flores são tipicamente de uma cor amarela ou laranja brilhante, mas também há cultivares de cor branca, vermelha e de tons de rosa. As flores têm aproximadamente de 5 a 8 cm de diâmetro e permanecem fechadas durante a noite e em dias nublados. Também há cultivares de papoula-da-califórnia com flores dobradas e semidobradas.
É uma excelente planta para formar grupos em jardins ensolarados, podendo também ser cultivada em jardins de pedra. Embora seja uma planta relativamente pequena, não cresce bem em vasos rasos, pois possui uma longa raiz primária, necessitando assim de vasos com maior profundidade de solo. Além disso, são mais ornamentais se cultivadas em grupos do que individualmente, assim vasos ou jardineiras maiores, onde podem ser cultivadas várias plantas juntas, são mais adequados para estas flores.
Nome científico:
Eschscholzia californica .
Origem:
América do Norte (principalmente o estado da Califórnia nos Estados Unidos, mas também em alguns outros estados como Oregon, Nevada e Arizona, e o estado da Baixa Califórnia no México).
Clima
Podem ser cultivadas nos meses quentes do ano em regiões de inverno rigoroso. Em regiões de clima ameno ou quente podem ser cultivadas o ano todo, embora também não cresçam bem em locais com clima quente e úmido.
Iluminação:
Luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.
Irrigação:
O solo deve permanecer levemente úmido, podendo secar entre as regas depois que as plantas estiverem bem desenvolvidas. A papoula-da-califórnia não tolera solo encharcado ou excessivamente úmido.
Solo:
O ideal é um solo bem drenado, leve, profundo, rico em calcário, com pH entre 6,6 e 7,5. Pode crescer bem mesmo em solos relativamente pobres.
Época de floração:
Começa a florescer geralmente de três a seis meses após o plantio, dependendo das condições de cultivo.
Ciclo de cultivo
Plantas perenes, mas cultivadas como anuais em regiões onde não podem ser cultivadas durante todo o ano.
Propagação:
Por sementes: as sementes devem ser semeadas no local definitivo, pois as mudas de papoula-da-califórnia geralmente não suportam bem o transplante. Semeie superficialmente no solo úmido, cobrindo no máximo com uma fina camada de terra peneirada. A germinação das sementes leva de uma a quatro semanas.
Espaçamento recomendado entre plantas
15 cm a 30 cm.