Tagetes-anã

Tagetes-anã ou cravo-de-defunto
Tagetes-anã - imagem original: Leo-setä - Licença Creative Commons

A tagetes-anã é também conhecida como cravo-de-defunto e como cravo-da-índia, embora seja originária do México e não seja realmente da família do cravo. Estes dois nomes populares também são usados para outras espécies do gênero Tagetes. A origem do nome cravo-de-defunto remonta ao uso da tagetes (principalmente a espécie T. erecta) como flor de adorno nas tumbas e nas comemorações do dia dos mortos no México. A tagetes-anã é uma planta herbácea que raramente ultrapassa os 40 cm de altura, sendo mais comum ter de 15 a 25 cm de altura. Suas inflorescências podem ser de cor amarela, laranja, vermelha ou marrom, de uma só cor ou formando vários padrões. É uma planta muito fácil de cultivar, tanto em vasos e jardineiras, quanto em jardins. As secreções naturais de suas raízes repelem ou matam nematódeos ou nematoides fitoparasíticos presentes no solo, e assim é considerada uma excelente planta companheira, sendo frequentemente cultivada também entre as linhas de plantio das hortaliças nas hortas, embora os melhores resultados sejam obtidos ao cultivá-la primeiro no local, e uma vez terminado seu ciclo, cultivar as hortaliças.

Flores de tagetes-anã ou cravo-de-defunto
As inflorescências da tagetes-anã podem ser amarelas, laranjas, vermelhas e marrom-ferrugem - imagem original: Mulberry24 - Licença Creative Commons

Nome científico:

Tagetes patula.

Origem:

México.

Clima

Não suporta temperaturas muito baixas ou muito altas, mas é cultivada em diferentes regiões climáticas do mundo. Períodos com temperatura muito alta podem reduzir o número de inflorescências e prejudicar as plantas. Em regiões onde não há extremos de temperatura, pode ser cultivada durante o ano todo.

Iluminação:

Sol direto pelo menos algumas horas por dia.

Irrigação:

O solo deve permanecer úmido, mas sem permanecer encharcado. Esta planta, quando bem desenvolvida, pode suportar curtos períodos de seca, mas cresce melhor se não faltar água.

Solo:

Tolera várias condições de solo, mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado, com um pH entre 6 e 7,5.

Flores de tagetes-anã ou cravo-de-defunto
As inflorescências da tagetes-anã podem apresentar vários padrões de distribuição de cores - imagem original: Leonora Enking - Licença Creative Commons

Época de floração:

Pode florescer em qualquer época do ano em regiões com clima adequado. Em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, floresce geralmente do verão ao outono.

Ciclo de cultivo

Planta anual.

Inflorescências amarelas de tagetes-anã
Tagetes-anã com inflorescências amarelas - imagem original: KENPEI - Licença Creative Commons

Propagação:

Por sementes, que podem ser semeadas a uma profundidade de 0,5 cm. A germinação normalmente leva uma ou duas semanas.

Espaçamento recomendado entre plantas

10 a 30 cm.