A Torênia é uma planta cuja altura geralmente fica em torno de 15 a 35 cm. Suas flores de aparência delicada podem ser encontradas em combinações de tons de rosa, violeta, roxo, branco e amarelo.
Formam um belo visual quando cultivadas formando grupos, ou em bordas no jardim, especialmente em áreas levemente sombreadas. Também são uma excelente escolha para plantio em vasos e jardineiras, podendo permanecer floridos por um longo tempo durante os meses mais quentes do ano.
Nomes científicos:
Torenia fournieri e híbridos (Torenia x hybrida).
Origem:
Ásia.
Clima
É uma planta de clima moderadamente quente. Não suporta baixas temperaturas e geadas.
Iluminação:
Melhor cultivar em sombra parcial com boa luminosidade. Pode ser cultivada com sol direto, mas não deve ficar exposta a luz solar nas horas mais quentes do dia.
Irrigação:
O ideal é manter o solo sempre úmido, porém este não deve permanecer encharcado.
Solo:
O ideal é que o solo seja bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7,5.
Época de floração:
Floresce principalmente do início do verão ao começo do outono.
Ciclo de cultivo
São plantas anuais.
Propagação:
As sementes devem ser preferencialmente semeadas no local definitivo, pois é uma planta relativamente sensível ao transplante. Também podem ser semeadas em copinhos de papel ou pequenos vasos, mas as mudas devem ser transplantadas com cuidado para não danificar as raízes. Semeie superficialmente no solo, sem enterrar as sementes, pois é necessário que haja luz para as sementes germinarem. A germinação das sementes ocorre normalmente em uma a três semanas.
Espaçamento recomendado entre plantas
15 a 30 cm.