Agapanto

Agapanto
Agapanto - imagem original: Maja Dumat - Licença Creative Commons

Os agapantos são plantas nativas do sul da África, que podem atingir mais de 1 m de altura, embora existam variedades anãs, que atingem de 30 a 60 cm de altura. Suas folhas têm a forma de lâminas e suas flores surgem em umbelas, podendo ser brancas ou de vários tons de azul e violeta . Plantadas em grupos, formam um visual agradável nos jardins, sendo que alguns agapantos também podem ser facilmente cultivados em vasos.

A palavra agapanto tem sua origem em palavras gregas, e significa flor do amor.

Agapantos
As flores do agapanto estão dispostas em umbelas - imagem original: Andrea DG - Licença Creative Commons

Espécies:

São plantas do gênero Agapanthus. As espécies mais comuns em cultivo são Agapanthus praecox e Agapanthus inapertus. Muitas plantas de jardim que são identificadas como Agapanthus africanus são na realidade Agapanthus praecox ou híbridos, pois esta espécie é mais difícil de cultivar fora de seu ambiente natural. Como as espécies intercruzam facilmente, vários dos agapantos cultivados em jardim são híbridos.

Origem:

Sul da África (África do sul, Lesoto, Suazilândia e Moçambique).

Clima

Preferem um clima quente, com temperaturas acima de 18°C, mas podem suportar temperaturas mais baixas. Contudo, não resistem a períodos de frio muito intenso.

Agapanto branco
Agapanto com flores brancas - imagem original: Mauro Guanandi - Licença Creative Commons

Iluminação:

Luz solar direta. Pode tolerar sombra parcial, mas poucos agapantos cultivados florescem quando cultivados sem luz solar direta por pelo menos algumas horas diariamente.

Irrigação:

O melhor é que o solo permaneça sempre úmido, mas sem ficar encharcado. No entanto, quando a planta está bem desenvolvida pode suportar curtos períodos de seca.

Solo:

Não é muito exigente quanto ao solo. O ideal é um solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica.

Agapanthus inapertus
Inflorescência de agapanto da espécie Agapanthus inapertus - imagem original: peganum - Licença Creative Commons

Época de floração:

Final da primavera e verão.

Ciclo de cultivo

Plantas perenes. As plantas devem ser divididas e replantadas a cada quatro anos.

Propagação:

Por sementes: as sementes devem ser semeadas em pequenos vasos com 10 cm de altura ou mais. Semeie superficialmente no solo úmido, cobrindo apenas com uma leve camada de terra peneirada. A germinação das sementes demora de um a três meses. As mudas estarão prontas para o transplante após o primeiro ano.

Por divisão: plantas bem desenvolvidas, com alguns anos, podem ser divididas. Este é o método ideal para obter plantas idênticas as plantas-mãe. Também crescem e florescem mais rapidamente em comparação com mudas oriundas de sementes.

Agapanto
Todos os agapantos têm rizomas, folhas planas lineares em forma de lâmina e inflorescências que surgem na extremidade de longos escapos - imagem original: Leonora Enking - Licença Creative Commons

Espaçamento recomendado entre plantas

30 cm a 120 cm, dependendo do tamanho do agapanto que será cultivado. As variedades cultivadas de porte pequeno podem ficar espaçadas de 30 a 45 cm.