Cóleus

Cóleus
Cóleus - imagem original: scott.zona - Licença Creative Commons

O cóleus, também chamado de cóleu e coleus-de-java, é uma planta arbustiva perene que geralmente atinge de 40 cm a 1 m de altura, embora algumas vezes possa chegar a atingir até 2 m de altura. Suas folhas variam bastante na forma, cor e tamanho, podendo ser variegadas ou uniformes.

Suas cores e a facilidade de cultivo a tornam uma apreciada planta ornamental, que pode ser cultivada em jardins ou em vasos grandes. Suas inflorescências ocorrem em espigas terminais, e são geralmente roxo-azuladas mas são muitas vezes eliminadas assim que surgem para que a folhagem permaneça compacta e exuberante.

Cóleus
Coleus 'Solar Sunrise' - imagem original: Serres Fortier - Licença Creative Commons

Nome científico:

Plectranthus scutellarioides ou Solenostemon scutellarioides. Anteriormente conhecida como Coleus blumei .

Origem:

Sul da Ásia e Malásia.

Cóleus
Os cultivares de cóleus apresentam folhas com uma ampla variedade de cores e padrões, e novos cultivares continuam surgindo - imagem original: jam343 - Licença Creative Commons

Clima

Adapta-se bem a quase todo tipo de clima, mas não suporta baixas temperaturas.

Iluminação:

Sombra parcial ou sol direto. A maioria dos cultivares têm melhor cor e melhor aparência quando cultivados em sombra parcial.

Cóleus
Coleus 'Mariposa' - imagem original: Serres Fortier - Licença Creative Commons

Irrigação:

O solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado.

Solo:

O ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Esta planta tolera muitos tipos de solo e uma ampla faixa de pH, mas o ideal é um pH entre 6 e 7.

Cóleus
O cóleus tolera várias condições de cultivo - imagem original: Rufino Osorio - Licença Creative Commons

Ciclo de cultivo

Planta perene. Como esta planta com o tempo vai se tornando menos compacta e com a folhagem mais esparsa, muitas vezes é cultivada como anual ou bienal, mesmo em regiões de clima quente onde poderia permanecer sem replantio por vários anos.

Cóleus
Pode haver várias cores em uma folha de cóleus - imagem original: KENPEI - Licença Creative Commons

Propagação:

Por sementes, que devem ficar a uma profundidade de no máximo 0,5 cm no solo, e podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando estiverem com aproximadamente 10 cm de altura. A germinação das sementes ocorre geralmente em uma ou duas semanas.

Por estaquia. Ramos retirados de plantas saudáveis e bem desenvolvidas enraízam facilmente em solo úmido. Com este método de propagação a planta-filha será idêntica a planta-mãe, o que nem sempre ocorre quando a propagação é realizada com sementes.

Cóleus
Coleus 'Jaune' - imagem original: Serres Fortier - Licença Creative Commons

Espaçamento recomendado entre plantas

20 a 45 cm.