Hibisco

Hibisco ou Hibisco-da-china
Hibisco ou hibisco-da-china - imagem original: Hafiz Issadeen - Licença Creative Commons

O hibisco, planta que também pode ser chamada de hibisco-da-china ou hibisco-do-havaí para diferenciá-la de outras espécies de hibisco, é um arbusto ou uma arvoreta que pode atingir de 2 a 5 m de altura. Suas flores têm até 20 cm de diâmetro e podem apresentar uma variabilidade enorme, especialmente na coloração das pétalas. Isso é uma consequência da poliploidia da espécie, ou seja, do fato que há mais do que dois conjuntos de cromossomos no núcleo das células. Também por conta disso, os cultivares são multiplicados vegetativamente, por estaquia, dado que as sementes dificilmente geram plantas idênticas as plantas-mãe.

O hibisco pode ser cultivado em jardins, e pode ser usado em cercas vivas e na arborização urbana de cidades. Também pode ser cultivado em vasos grandes, visto que podas regulares podem manter a planta em uma altura menor.

Hibisco com flor cor-de-rosa
As flores do hibisco podem ter de 10 cm até quase 20 cm de diâmetro, dependendo da variedade cultivada - imagem original: Dhruvaraj S - Licença Creative Commons

Espécie:

Hibiscus rosa-sinensis.

Origem:

Provavelmente China, Índia ou sudeste da Ásia.

Hibisco amarelo
O hibisco não pode suportar geadas e baixas temperaturas - imagem original: likeaduck - Licença Creative Commons

Clima

O ideal é um clima tropical ou subtropical. A temperatura mínima indicada para seu cultivo varia de 7°C a 12°C, dependendo da variedade cultivada. Em locais com invernos mais frios, pode ser cultivada em estufas ou em vasos que são transferidos para locais aquecidos durante o inverno.

Iluminação:

Luz solar direta.

Hibisco com flor bicolor
As flores do hibisco podem variar muito na coloração - imagem original: Cliff - Licença Creative Commons

Irrigação:

O solo deve permanecer sempre levemente úmido, sem excesso de água.

Solo:

O ideal é um solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

Hibisco branco
Hibisco com flor branca - imagem original: likeaduck - Licença Creative Commons

Época de floração:

Principalmente primavera e verão, mas pode florescer durante o ano todo quando as condições de cultivo são as ideais.

Ciclo de cultivo

Plantas perenes.

Hibisco com flor dobrada
Hibisco com flor dobrada - imagem original: Alejandro Bayer Tamayo - Licença Creative Commons

Propagação:

Por sementes: as sementes podem ser semeadas em pequenos vasos com 10 cm de diâmetro. Semeie a uma profundidade de 0,5 cm no solo. A germinação das sementes normalmente leva de uma a quatro semanas. As mudas estarão prontas para o transplante quando estiverem com 4 a 6 folhas verdadeiras.

Por estaquia: Ramos podem ser cortados com cerca de 10 cm e plantados em vasos com solo úmido. Este é o método de propagação usado para obter plantas idênticas as plantas-mãe.

Hibisco com flor bicolor rosa-claro e rosa-escuro
A propagação do hibisco por sementes é popular entre as pessoas que procuram obter novas variedades cultivadas. Para propagar um determinado cultivar, o método ideal é a estaquia - imagem original: Jesús Cabrera - Licença Creative Commons

Espaçamento recomendado entre plantas

1 a 2 metros.