O hibisco, planta que também pode ser chamada de hibisco-da-china ou hibisco-do-havaí para diferenciá-la de outras espécies de hibisco, é um arbusto ou uma arvoreta que pode atingir de 2 a 5 m de altura. Suas flores têm até 20 cm de diâmetro e podem apresentar uma variabilidade enorme, especialmente na coloração das pétalas. Isso é uma consequência da poliploidia da espécie, ou seja, do fato que há mais do que dois conjuntos de cromossomos no núcleo das células. Também por conta disso, os cultivares são multiplicados vegetativamente, por estaquia, dado que as sementes dificilmente geram plantas idênticas as plantas-mãe.
O hibisco pode ser cultivado em jardins, e pode ser usado em cercas vivas e na arborização urbana de cidades. Também pode ser cultivado em vasos grandes, visto que podas regulares podem manter a planta em uma altura menor.
Espécie:
Hibiscus rosa-sinensis.
Origem:
Provavelmente China, Índia ou sudeste da Ásia.
Clima
O ideal é um clima tropical ou subtropical. A temperatura mínima indicada para seu cultivo varia de 7°C a 12°C, dependendo da variedade cultivada. Em locais com invernos mais frios, pode ser cultivada em estufas ou em vasos que são transferidos para locais aquecidos durante o inverno.
Iluminação:
Luz solar direta.
Irrigação:
O solo deve permanecer sempre levemente úmido, sem excesso de água.
Solo:
O ideal é um solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.
Época de floração:
Principalmente primavera e verão, mas pode florescer durante o ano todo quando as condições de cultivo são as ideais.
Ciclo de cultivo
Plantas perenes.
Propagação:
Por sementes: as sementes podem ser semeadas em pequenos vasos com 10 cm de diâmetro. Semeie a uma profundidade de 0,5 cm no solo. A germinação das sementes normalmente leva de uma a quatro semanas. As mudas estarão prontas para o transplante quando estiverem com 4 a 6 folhas verdadeiras.
Por estaquia: Ramos podem ser cortados com cerca de 10 cm e plantados em vasos com solo úmido. Este é o método de propagação usado para obter plantas idênticas as plantas-mãe.
Espaçamento recomendado entre plantas
1 a 2 metros.