A sálvia-dos-jardins é uma planta que apresenta variedades cultivadas pequenas e grandes, atingindo de 15 cm de altura a mais de um metro. As cultivares mais comuns têm flores vermelhas brilhantes, mas atualmente também há plantas com flores brancas ou roxas, e flores bicolores.
A sálvia-dos-jardins é uma planta que floresce por um extenso período de tempo, podendo ser facilmente cultivadas em jardins, vasos e jardineiras. As variedades de tamanho médio ou alto ficam bem se cultivadas individualmente, com outras flores de porte menor ao redor. As variedades menores podem ser utilizadas nas bordas de jardins e grandes jardineiras, ou podem formar grandes grupos de plantas cobrindo uma área.
Nome científico:
Salvia splendens.
Origem:
Brasil.
Clima
É uma planta de clima quente, mas pode suportar temperaturas moderadamente baixas. Não suporta geadas.
Iluminação:
Pode ser cultivada com luz solar direta ou sombra parcial. Em locais mais quentes, cresce melhor se receber algum sombreamento durante as horas mais quentes do dia.
Irrigação:
O ideal é manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado.
Solo:
O ideal é que seja bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,4 e 6,2.
Época de floração:
Em regiões de clima frio, floresce principalmente no fim da primavera ao outono. Em regiões com inverno relativamente ameno, pode chegar a florescer durante todo o ano.
Ciclo de cultivo
São muitas vezes cultivadas como anuais em regiões onde o inverno é rigoroso, mas são plantas perenes.
Propagação:
As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo ou podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes. Semeie superficialmente no solo úmido, pois as sementes precisam de luz para germinarem. A germinação das sementes normalmente ocorre em uma a três semanas e o transplante para o local definitivo pode ser feito quando as mudas estiverem com 2 a 4 folhas verdadeiras.
Espaçamento recomendado entre plantas
20 a 50 centímetros, dependendo da altura da variedade cultivada.