As petúnias são algumas das flores mais apreciadas para floreiras, vasos e jardins. Há uma grande variedade de cores e vários tamanhos de flores disponíveis para escolha. Resistente, tolerante ao calor e fácil de cuidar são termos que podem ser aplicados as petúnias, embora elas também sejam suscetíveis a várias doenças que afetam outras plantas bem conhecidas de sua família, tais como o tabaco e o tomate.
As petúnias híbridas de jardim podem ser classificadas em quatro categorias:
Grandiflora: são as petúnias que têm as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro.
Hedgiflora: estas plantas têm uma altura menor, mas se espalham lateralmente e uma planta pode cobrir até mais de um metro quadrado de superfície.
Multiflora: estas petúnias têm flores de até 5 cm de diâmetro e são as ideais para cestas ou vasos suspensos.
Milliflora: estas petúnias têm as menores flores, com até 3 cm de diâmetro. São as petúnias mais resistentes e assim, as mais fáceis de cultivar.
Nome científico:
Espécies e híbridos do gênero Petunia, sendo que a maioria das petúnias encontradas em jardins são classificadas como Petunia × hybrida ou Petunia × atkinsiana.
Origem:
América do sul.
Clima
A temperatura mínima para cultivar petúnias com sucesso é de 15°C, embora elas possam suportar temperaturas mais baixas (até cerca de 5°C). Petúnias crescem bem o ano todo em regiões de clima quente. Em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, podem ser cultivadas durante os meses quentes do ano.
Iluminação:
Luz solar direta. Pode tolerar sombra parcial, mas não cresce bem e produz poucas flores nesta condição.
Irrigação:
Moderada. O solo deve permanecer levemente úmido, mas não encharcado.
Solo:
É bastante tolerante quanto ao solo. O ideal é um solo leve, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com um pH entre 5,5 e 6,5.
Época de floração:
Principalmente durante o verão, mas podem florescer em outras estações do ano, ou mesmo durante o ano todo, dependendo do clima da região.
Ciclo de cultivo
Plantas perenes, mas geralmente cultivadas como anuais.
Propagação:
Por sementes, que devem ficar na superfície do solo, pois são muito pequenas e precisam de luz para germinarem, embora possam ser cobertas com uma fina camada de terra peneirada ou serragem. Algumas plantas podem ser propagadas por estaquia.
Espaçamento recomendado entre plantas
Para multiflora e grandiflora: 25 a 40 cm.
Para hedgiflora: 40 a 60 cm.
Para milliflora: 15 a 25 cm.