Impatiens

Impatiens ou maria-sem-vergonha
Impatiens ou maria-sem-vergonha - imagem original: Carl Lewis - Licença Creative Commons

A impatiens, também muito conhecida como maria-sem-vergonha, beijos ou não-me-toques, é uma planta herbácea de caules suculentos que pode atingir de 15 a 75 cm de altura. Suas flores têm de 2 a 5 cm de diâmetro, possuem um esporão de néctar e podem ser brancas, laranjas, vermelhas e de vários tons de rosa, ou podem também ser bicolores. Seus frutos são cápsulas que, quando maduras, se abrem rapidamente lançando as sementes longe. Este comportamento, que também ocorre quando os frutos maduros são tocados, lhe deu o nome popular não-me-toques, embora este nome também seja usado para outras plantas do gênero Impatiens que exibem frutos com esta mesma característica.

Esta planta é nativa das florestas tropicais do leste da África, mas pode atualmente ser encontrada crescendo espontaneamente em regiões úmidas subtropicais e tropicais do mundo todo. Muito fácil de cultivar, é geralmente utilizada para formar densos grupos em jardins, grandes vasos ou jardineiras.

Flores rosa-claro de impatiens ou maria-sem-vergonha
A impatiens ou maria-sem-vergonha prefere crescer em locais úmidos com sombra parcial - imagem original: David Jones - Licença Creative Commons

Nome científico:

Impatiens walleriana.

Origem:

Leste da África (Quênia, Tanzânia e Moçambique).

Clima

Não suporta temperaturas muito baixas, crescendo bem em temperaturas acima de 20°C e com alta umidade relativa do ar.

Flores dobradas rosa-claro de impatiens ou maria-sem-vergonha
Impatiens ou maria-sem-vergonha com flores dobradas branco-rosadas - imagem original: cakersandco - Licença Creative Commons

Iluminação:

Sombra parcial.

Irrigação:

O solo deve permanecer sempre bem úmido, mas não encharcado. Esta planta é sensível a falta de água.

Flores brancas de impatiens ou maria-sem-vergonha
Impatiens ou maria-sem-vergonha com flores brancas - imagem original: Serres Fortier - Licença Creative Commons

Solo:

Fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado, mas que retenha a umidade, sem secar rapidamente. São muito tolerantes quanto ao pH do solo, mas um pH entre 5,8 e 6,2 é o ideal.

Época de floração:

Pode florescer o ano todo em regiões quentes onde é perene. Em regiões mais frias, pode florescer do fim da primavera ao início do outono.

Flores bicolores de impatiens ou maria-sem-vergonha
Impatiens ou maria-sem-vergonha com flores bicolores - imagem original: Dennis Wong - Licença Creative Commons

Ciclo de cultivo

Plantas perenes, mas muitas vezes cultivadas como anuais.

Propagação:

Por sementes, que devem ser semeadas superficialmente no solo, pois necessitam de luz para germinarem. Podem ser cobertas com uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina. As sementes normalmente germinam em duas ou três semanas.

Por estaquia, cortando caules bem desenvolvidos e sadios, que enraízam quando plantados em solo mantido úmido.

Fruto de impatiens ou maria-sem-vergonha
Os frutos são cápsulas que se abrem quando maduros e lançam as sementes longe da planta - imagem original: Rob Hille - Licença Creative Commons

Espaçamento recomendado entre plantas

15 a 30 cm.