A flor-de-maio é um cacto originário da mata atlântica do sudeste do Brasil, onde cresce em rochas e sobre troncos e galhos de árvores. O nome popular deste cacto varia com o local e a respectiva data em que floresce. Assim é chamado de flor-de-maio ou cacto-da-páscoa no hemisfério sul e cacto-de-natal no hemisfério norte. Também pode ser conhecido como flor-de-seda. Este cacto de floresta e seus híbridos resultantes do cruzamento com outros cactos do mesmo gênero são plantas populares em vasos e jardineiras do mundo todo devido a facilidade de cultivo e ao tamanho, forma e cor de suas flores, que são produzidas abundantemente em um período relativamente curto no outono. As flores podem ser de vários tons de rosa ou podem ser de cor laranja, amarelo-pálido, branca ou vermelha. Quando polinizadas, as flores produzem pequenos frutos de 1 ou 2 cm que adquirem uma forte coloração rosada quando maduros.
Esta planta pode chegar a 30 cm de altura, mas tem um sistema radicular relativamente pequeno, e pode ser cultivada até mesmo em vasos com 10 cm de diâmetro.
Nome científico:
Schlumbergera truncata e híbridos.
Origem:
Sudeste do Brasil.
Clima
Não suporta temperaturas muito baixas, crescendo bem em temperaturas acima de 12°C.
Iluminação:
Sombra parcial com boa luminosidade. Pode tolerar luz solar direta, mas a planta pode ser prejudicada por alta intensidade luminosa e altas temperaturas.
Irrigação:
O solo deve permanecer levemente úmido, podendo deixar o solo secar entre as regas após o período de floração, durante o inverno.
Pode suportar curtos períodos de seca fora da época de floração. Água em excesso pode favorecer o surgimento de doenças e o apodrecimento da planta.
Solo:
Bem drenado, leve e fértil. A faixa de pH ideal do solo é de 5,5 a 6,2.
Época de floração:
Outono ou início do inverno. A floração é induzida por noites longas e temperaturas entre 10°C e 20°C. Temperatura elevada durante a floração pode fazer as flores caírem.
Ciclo de cultivo
Plantas perenes. É recomendado replantá-las nos vasos a cada três anos.
Propagação:
Por estaquia, destacando pedaços das plantas, que enraízam facilmente quando plantados em solo úmido.
Por sementes, que podem ser semeadas superficialmente no solo. No entanto, o crescimento das mudas é lento.
Espaçamento recomendado entre plantas
20 a 30 cm.