O amor-perfeito é uma pequena planta que geralmente não ultrapassa os 30 cm de altura (tem normalmente de 15 a 25 cm de altura), produzindo flores que em média têm cerca de 6 cm de diâmetro, embora existam cultivares com flores menores, de 2 ou 3 cm, e cultivares com flores maiores, de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Os amores-perfeitos cultivados nos jardins atualmente são principalmente híbridos, resultantes do cruzamento da espécie Viola tricolor com outras espécies do gênero Viola. Atualmente existe um grande número de cultivares, com flores de muitas cores que formam um grande número de padrões, geralmente combinando três cores, mas também bicolores e de uma só cor ou até mesmo com quatro cores. Em locais de clima ameno é considerada fácil de cultivar, podendo ser cultivada em vasos, jardineiras ou nos jardins, isoladamente ou em grupos.
Nome científico:
Viola × wittrockiana e Viola tricolor. Esta última é pouco cultivada atualmente, a maioria dos amores-perfeitos cultivados são híbridos desta espécie com outras espécies do gênero Viola, plantas que recebem a denominação Viola × wittrockiana.
Origem:
Europa e Ásia. Os híbridos surgiram primeiramente na Inglaterra, no século XIX.
Clima
Prefere clima ameno, com temperaturas entre 15°C e 25°C. Não suporta bem altas temperaturas.
Iluminação:
Sol direto ou sombra parcial, mas com alta luminosidade.
Irrigação:
O solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado. Esta planta é sensível a falta de água.
Solo:
Tolera várias condições de solo, mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e moderadamente ácido, com um pH do solo entre 5,5 e 6.
Época de floração:
Geralmente floresce no outono e primavera. Pode manter a floração no inverno se a região tem um inverno ameno. A floração normalmente cessa nos meses quentes de verão.
Ciclo de cultivo
Cultivada quase sempre como anual e bienal, em condições adequadas de cultivo é uma planta perene.
Propagação:
Por sementes, que devem ser semeadas superficialmente no solo, podendo ser cobertas apenas com uma fina camada de terra peneirada. A germinação normalmente demora de uma a quatro semanas. Se semeada em sementeiras, transplante as mudas quando estiverem com 6 a 8 folhas verdadeiras.
Por divisão de plantas bem desenvolvidas, embora as plantas assim obtidas raramente se mantenham vigorosas como as plantas oriundas de sementes.
Espaçamento recomendado entre plantas
15 a 30 cm.