Cíclame

Cíclame-da-pérsia
Cíclame-da-pérsia - imagem original: Peter Stevens - Licença Creative Commons

Os cíclames ou ciclamens são plantas que atingem pequena altura e apresentam um tubérculo arredondado ou achatado, dependendo da espécie. Das 23 espécies do gênero Cyclamen, a mais cultivada no mundo é o cíclame-da-pérsia, que atinge de 10 a 30 cm de altura e tem folhas que apresentam um variado padrão de desenhos nas cores verde-escuro e verde-acinzentado. As flores surgem em longos pedúnculos, ficando normalmente acima da folhagem. As flores podem ser de vários tons de rosa, vermelho, branco e roxo.

O cíclame-da-pérsia e outros cíclames podem ser cultivados em áreas sombreadas do jardim ou em vasos e floreiras. Esta é uma das plantas que pode ser mantida com relativa facilidade no interior de residências, desde que o ambiente tenha uma boa luminosidade.

Cíclames-da-pérsia
As flores do cíclame-da-pérsia podem ser de vários tons de rosa, branco, vermelho e roxo - imagem original: Peter Stevens - Licença Creative Commons

Espécies:

Os cíclames são plantas do gênero Cyclamen. A espécie mais difundida é o cíclame-da-pérsia Cyclamen persicum. Outras espécies de cíclame raramente são encontradas no comércio de plantas ornamentais.

Origem:

Europa, Oriente médio e norte da África. O cíclame-da-pérsia é encontrado do sul da Turquia a Israel e a Jordânia, podendo também ser encontrado crescendo naturalmente na Argélia, na Tunísia e em algumas ilhas da Grécia.

Cíclame-da-pérsia
As flores do cíclame-da-pérsia e de outros cíclames ficam acima da folhagem da planta - imagem original: Bill Murray - Licença Creative Commons

Clima

É uma planta de clima ameno, não crescendo bem nem em baixas temperaturas e nem em altas temperaturas. Durante os meses quentes do verão, esta planta permanece dormente ou semidormente.

Iluminação:

Deve ser cultivado em sombra parcial com boa luminosidade, sem luz solar direta.

Cíclame-da-pérsia em um vaso
O cíclame-da-pérsia pode ser facilmente cultivado em vasos - imagem original: Darkone - Licença Creative Commons

Irrigação:

O ideal é manter o solo úmido durante os meses de crescimento e florescimento (do outono a primavera). Durante os meses de verão, quando a planta fica dormente, a irrigação deve cessar completamente ou deve ser esparsa, caso a folhagem não morra totalmente.

Solo:

O solo deve ser bem drenado, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,5.

Cíclame-grego
Cíclame-grego (Cyclamen graecum) - imagem original: Tejvan Pettinger - Licença Creative Commons

Época de floração:

Normalmente floresce do outono a primavera.

Ciclo de cultivo

Plantas perenes. A folhagem geralmente morre durante os meses quentes de verão, mas renasce a partir do tubérculo no outono. A época ideal para trocar a planta de lugar ou de vaso é quando a planta está dormente, bastando retirar o tubérculo da terra e replantá-lo no novo local.

Cyclamen parviflorum
Cyclamen parviflorum - imagem original: peganum - Licença Creative Commons

Propagação:

A propagação é feita por sementes. As sementes podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes, sendo as mudas transplantadas 10 a 14 semanas após o plantio. Semeie a uma profundidade de no máximo 0,5 cm no solo e mantenha a sementeira ou vaso em local escuro até que a germinação ocorra. A germinação das sementes é geralmente demorada e pode levar de três semanas a dois meses. Para apressar a germinação, as sementes podem ser deixadas na água por um dia.

Espaçamento recomendado entre plantas

Para o cíclame-da-pérsia, use um espaçamento de 20 a 30 cm entre as plantas no jardim, dependendo da altura da cultivar.