A cravina é uma pequena planta que apresenta uma diversidade de padrões de coloração em suas flores, mas sempre em tons de rosa, vermelho e branco. Dependendo da variedade cultivada, é uma planta que atinge de 15 cm a 50 cm de altura, com uma atraente folhagem verde ou verde-acinzentada.
A cravina é uma planta fácil de cuidar e pode ser cultivada em jardins, vasos e jardineiras. Suas flores, além de serem muito bonitas, são geralmente perfumadas, e podem ser usadas como flores de corte.
Nome científico:
Dianthus chinensis.
Origem:
China, Coreia e Mongólia.
Clima
É uma planta de clima ameno, mas várias cultivares são tolerantes a altas temperaturas.
Iluminação:
Cresce melhor com luz solar direta, porém pode ser cultivada em sombra parcial com boa luminosidade. Quando o clima está muito quente, pode ser benéfico providenciar algum sombreamento durante as horas mais quentes do dia.
Irrigação:
O ideal é manter o solo sempre levemente úmido, mas é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca.
Solo:
É bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado. O ideal é que seja fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6,6 e 7,5.
Época de floração:
Em regiões de clima frio, floresce principalmente no fim da primavera e no verão. Em regiões com inverno relativamente ameno, pode chegar a florescer durante todo o ano.
Ciclo de cultivo
São muitas vezes cultivadas como anuais, mas são bienais ou perenes de vida curta.
Propagação:
A propagação pode ser feita por sementes ou por divisão de plantas bem desenvolvidas.
As sementes podem ser semeadas em vasos, sementeiras ou outros recipientes. Semeie superficialmente no solo úmido. A germinação das sementes normalmente ocorre em uma a quatro semanas e o transplante para o local definitivo pode ser feito quando as mudas estiverem com 5 ou 6 semanas de vida.
Espaçamento recomendado entre plantas
15 a 30 centímetros, dependendo da altura da variedade cultivada.